segunda-feira, 29 de junho de 2009

"Quem Mexeu No Meu Queijo?"



Quem Mexeu no Meu Queijo? é um livro motivacional escrito pelo Dr. Spencer Johnson. O livro apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois "homenzinhos", Hem e Haw.

É uma alegoria que retrata os objetivos que cada um de nós temos e as mudanças a que estamos sujeitos durante a busca destes objetivos. Durante a leitura, o leitor pode observar que atitude cada personagem toma diante das adversidades da vida.

Na parábola proposta pela obra, os quatro personagens estão em busca de um mesmo objetivo: um posto repleto de queijo. Ao encontrá-lo, todos ficam felizes e imaginam o que farão com tanto queijo.
No entanto, os personagens esquecem de que, à medida em que fazem uso do queijo, este vai acabando. Ao perceberem que o queijo terminou, cada um toma uma atitude diferente - da mesma maneira que cada um de nós, que também assumimos posturas diferentes diante de uma dificuldade.

O livro passa, então,a mostrar o que cada personagem está disposto a fazer (ou a não fazer!) para obter mais queijo.

O significado: O queijo simboliza, na verdade, aquilo que cada um de nós almeja possuir, seja na vida pessoal ou no trabalho: saúde, prosperidade, conforto, etc. No entanto, a busca pelo que se quer nem sempre é fácil. Às vezes, nos deparamos com situações ótimas, que nos proporcionam alegria e satisfação pessoal; em outras, nos vemos em "becos sem saída".

A parábola mostra, então, que a vida não é necessariamente um caminho livre de empecilhos mas, sim, uma caminho repleto de sobressaltos e adversidades. A diferença é a maneira com que cada ser humano lida com tais adversidades.



Tenho este livro encostada numa prateleira da minha sala para ser devolvido ao dono... já lá vão uns anitos: )
Este foi dos livros que mais impacto teve para mim, emprestado por um grande, grande amigo. A mim demonstrou-me como realmente todos somos iguais. O que muda é a capacidade de cada um em enfrentar uma mudança ou uma adversidade. Considero uma leitura importante a qualquer pessoa, pois no minimo é curioso a forma como todos nós nos sentimos intimidados perante qualquer mudança.
Sugiro que o leiam; )

Sem comentários:

Enviar um comentário