terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Ritmo Inadiável

"A dança é qualquer coisa que nasceu com o próprio Homem, e é uma expressão, simultaneamente, de liberdade e de alegria. É um reflexo, como diriam os nossos avós, “do que nos vai na alma”. A comunicação começa e fundamenta-se entre o gesto e a palavra.
Diz o povo que “o gesto é tudo” e pode-se, precisamente, num desencadear de gestos, no crescer de um ritmo de atitudes, construir uma mensagem relativamente às nossas inquietações, àquilo que nos ocupa e preocupa e, digamos até, a um universo total do mistério da existência.

Diria mesmo, que a dança é, realmente, a poética do gesto, a corporização que cresce nesse gesto, manifestando um discurso que oferece a quem a olha uma determinada mensagem, concreta.
Eu acredito numa dança de improviso.

Entendo perfeitamente que se pode até dançar embalado por uma música interior, a nossa própria música. Nós somos o reflexo de um mundo que nos envolve."
(Lagoa Henriques, excerto retirado da Revista da dança reedição a 21 de Fevereiro de 2009)




Adoro dançar! Gosto de dançar ao som de qualquer musica, em qualquer companhia. Em sitios lotados de gente, ou até a meio gás: )
Gosto de dançar com a minha filha.
Mas a dança que mais gosto é a solitária...quando estou em casa sozinha, comigo própria. Sentir o chão nas palmas do pés e dançar comigo própria. Libertar-me....
Enfim, segredos meus: )


"Mostrem-me como dança um povo e eu lhes direi se a sua civilização está doente ou de boa saúde."
(Sábio Confúcio, China, séc.VI).

Sem comentários:

Enviar um comentário